[ Resenha ] Água para elefantes

Postado dia sábado, 11 de fevereiro de 2012

Título:  Água para elefantes
Autora:  Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Minha Avaliação:  ★★★★

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
“Água para Elefantes” é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Desde que o livro lançou que eu fiquei bastante interessada, até deixei de assistir o filme no cinema para ler primeiro, assim como muita gente também prefiro ler antes.

O livro é alternado no passado e presente de Jacob. Com seus 90 ou 93 anos (ele não se lembra direito ) narra como foi na juventude e sua vida no circo. Infelizmente ele tem sua vida mudada da noite para o dia, seus pais morreram em um acidente de carro, ele larga a faculdade de veterinária nas provas finais e se vê perdido, sem rumo, até pular dentro de um vagão de circo. 

No circo Jacob conhece August e sua esposa Marlena, a qual ele se apaixona perdidamente. Mas não só por ela, nosso personagem principal também se apaixona por Rosie, uma elefanta.


“É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.”


O foco principal do livro é sobre o circo, mostrando como é difícil o dia a dia dos trabalhadores, como os animais são maltratados - infelizmente em alguns circos é assim - , e sobre o complicado romance de Jacob e Marlena, construindo um triângulo amoroso nada divertido, por ela ser casada com um homem que não consegue controlar suas emoções e se tornando muito violento ás vezes. Já o romance de Jacob com a elefanta Rosie, é tão tranquilo, chega a ser encantador o laço entre homem e animal.

Vale muito a pena ler e viajar nesse mundo fascinante que é o circo , onde Jacob e Marlena tratam os animais como se fossem seus filhos e onde o amor é capaz de superar qualquer coisa.


“Eu achava que preferia envelhecer à outra opção, mas agora já não tenho tanta certeza. (...) Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante”.


__________________________________________________________________

E quem quiser ganhar esses marcadores, é soh comentar a resenha, junto com o e-mail.





Espero que tenham gostado!
Beeijos ;*





13 comentários:

Naiane Aline disse...

O livro é maravilhoso, não? Eu gostei muito dele, apesar de não ter esperado tanto quando comecei a lê-lo. Bem, só acho que deveriam ter explorado um pouquinho mais o amor de Jacob pela elefanta Rosie
xD
Adorei a resenha, viu? *-*
Beijos.
--
vicioempaginas.blogspot.com

Luiz Felipe Leite disse...

Já li e também adorei o livro! Ótima resenha!

luizfelipelt956@gmail.com

Bjs

Raquel Jacobina disse...

Ano passado peguei esse livro pra ler e não li, mas depois de tantas resenhas fiquei com vontade de ler. Acho que vou pegar esse ano pra dar uma chance.
raqueljacobina@gmail.com

Raquel Miranda
Nós e Livros

Ana! disse...

Olá! Ainda não li o livro, acredita? D: Como você, deixei para ver o filme só depois de ler o livro e ainda não comprei risos :/ E pela, sua resenha fiquei com mais vontade de ler e será a minha próxima compra haha. Quero ganhar os marcadores *O* e-mail: anaterraetiene@hotmail.com Beijos http://doceescrita.blogspot.com x

Monica Alves disse...

Adorei! Preciso dele LOGO! rs
Só fez minha vontade aumentar!

E que marcadores lindos, eu quero *-*

monica.alves.c18@gmail.com

Beijos

Gleice Couto disse...

oie!

ainda nao li esse livro, mas todo mundo fala bem... vou dar uma chance a ele! :)

gostei da resenha e do blog. :D

dps passa la no meu!!!!

beijooos

gleice
@MPessoais
www.murmuriospesssoais.com

Poliana Araújo disse...

Oi, tudo bom?
Eu também preferi ler primeiro o livro para depois ver o filme.
MAs ainda não conegui ler o livro, mas adoro onde a história se passa, adoro circos e tenho muitas boas lembranças.
Só não em interesso muito pelo casal, espero que quando ler melhore.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
territoriodascompradorasdelivro@hotmail.com

Lygia Netto disse...

Olá, Milly!!!

Além da história ser LINDA, comovente, a versão de capa com as atores é sensacional!
Uma das minhas capas preferidas de todos os tempos...mt bela! (a beleza dos atores ajuda né? rsrs).

Gostei mt da sua análise! =D

Beijos!

Lygia
Brincando com Livros - http://brincandocomlivros.blogspot.com

Andressa Tomaz disse...

Oi Milly!!
Este livro é muito bonito. Não conhecia muito a história do circo e ele realmente faz o leitor viajar nele.
Só não me emocionei tanto quanto achei que fosse.

dessabt18@hotmail.com
Beijos!

Graziela disse...

Oi Mi!
Antes de assistir o filme, também li primeiro! E confesso que achei o filme um pouco fraquinho em relação ao livro, que é dez vezes melhor.

Beijos
graziela.marques448@gmail.com

Michel Antunes disse...

Será que sou o único que ainda não li e nem assisti o filme rsrs
Gostei da resenha.

Bj

Anônimo disse...

Sinceramente, não sei minhas opiniões. Eu li um pouco do livro - peguei emprestado e eu não consegui terminar de ler depois - e vi o filme, e achei a história tão chata. E li o livro até quase o fim, faltando algumas vinte páginas, no máximo. Não sei porque, mas não simpatizei; claro que eu respeito quem tenha amado. Mas... bem.
Gosto e desgosto.
Beijinhos,
Ev.
http://simplesmenteev.blogspot.com

Cristiane Dornelas disse...

Esse livro é um dos que amei ler e foi uma ótima experiencia. A história é muito bonita, real...Gostei do filme também, mas o livro ganha!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...