[ Resenha ] O Temor do Sábio

Postado dia quinta-feira, 15 de março de 2012

Nome: O Temor do Sábio
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 940
Minha avaliação:  ★★★★


Sinopse: Kvothe está de volta à Universidade, onde sua inteligência brilhante lhe garantiu um crescimento meteórico. Agora ele encara o desafio de estudar nomeação com o Mestre Elodin, enquanto vive um eterno jogo de sedução e desencontros com Denna, a mulher por quem é secretamente apaixonado. No entanto, seu temperamento difícil e a crescente rixa com seu rival Ambrose continuam metendo-o em encrencas, até que um dos professores o adverte de que seria melhor que ele se afastasse de lá por um período. Kvothe parte numa jornada de aventuras, na qual salvará a vida de um homem “mais rico que o rei de Vint”, combaterá bandidos perigosos na floresta, aprenderá a lutar com os mercenários ademrianos, salvará mocinhas de estupradores e precisará vingar a honra de sua tribo, os Edena Ruh. Também conseguirá um feito sem precedentes: sairá são e salvo de um encontro com Feluriana, um ser dos Encantados e a mulher mais linda do mundo, que seduz os homens e depois os mata ou enlouquece. Kvothe se descobrirá capaz de invocar o nome do vento sempre que necessário. Em seus primeiros passos como herói, ele adquire muito mais amadurecimento e poder do que jamais poderia imaginar possuir.


Para quem não leu O Nome do Vento, recomendo que pule para outro post, pois pode conter spoilers.


Como disse na resenha de O Nome do Vento, assim que o terminei, comecei imediatamente O Temor do Sábio, não quis perder mais nenhum tempo com essa trilogia, que acabou se tornando uma de minhas favoritas.

A segunda obra da trilogia A Crônica do Matador do Rei, não decepciona. Na minha opnião, conseguiu ser ainda melhor que O Nome do Vento, que já é excelente.


"Os segredos são dolorosos tesouros da mente. A maioria do que as pessoas pensam como segredo, na verdade, não é nada disso. Os mistérios, por exemplo, não são segredos. Nem o são os fatos pouco conhecidos ou as verdades esquecidas. Segredo, é um conhecimento verdadeiro que é intencionalmente ocultado."

"Há dois tipos de segredos: Os da Boca, e os do Coração."


Nesse segundo livro, vemos Kvothe amadurecer, tornar-se mais poderoso e ainda mais experiente, apesar da sua pouca idade. Somos apresentados também a novos povos do mundo de Rothfuss.

O livro começa no início do segundo dia da estadia do Cronista na pousada Marco do Percurso. Depois de passar por muitos apuros, encontrou na pousada não só um abrigo, mas também uma verdadeira fonte de histórias. Afinal, é a primeira vez que Kvothe resolve contar sobre seu passado e narrar toda a sua trajetória. 


"Assim, quando ele encontrar as respostas, elas lhe serão preciosas. Quanto mais difícil a pergunta, com mais empenho procuramos a resposta. Quanto mais a procuramos, mais aprendemos."


Neste a história já se inicia em um ritmo mais rápido e intenso. O que não foi o caso do primeiro, que por pouco não desisti.

O Temor do Sábio, é um livro bastante rico, repleto de detalhes. Eis aí o único "problema" do livro, digamos assim, a quantidade de detalhes, o autor acabou se estendendo um pouco e devido a isso, deixou o ritmo um tanto quanto lento no meio da história, mas nada que prejudique a leitura.

Agora esperarei ansiosa pelo terceiro e o que parece útilmo, já que de uns tempos pra cá trilogias tem virado séries. Então nunca se sabe. Espero obter todas as respostas, assim como o mistério por trás da transformação do protagonista em um simples hospedeiro.




O Temor do Sábio foi uma cortesia da editora Arqueiro




 
Espero que tenham gostado!

Beeijos ;*




7 comentários:

Ana Magiero disse...

Milly *__*
Putz grilaa.. me deixou morrendo de vontade de ler esses livros.. e o tamanho desse dai? Meu Deus eu levaria um mês kkk'
Adorei a resenha, e as citações perfeitas *__*
E quando vc ler o terceiro.. estarei aqui õ/
Beijos

Ana Magiero
Garota Sonhadora Em Livros

Danilo Fontes disse...

Gostei da resenha, e gostei ainda mais do livro!
Estou bem curioso a respeito!

Aymée Meira disse...

Confesso que não é uma série que me agrada muito. Mas adorei saber sua opinião sobre o livro.
beijos
Amy - Macchiato

Poliana Araújo disse...

Oi, tudo bom?
Muito obrigada pelo comentário lá no blog.
E desculpa pela demora em responder, estava numa péssima semana, mas já estou aqui.
Nossa, eu sou louca para ler este livro, ele é tão grande e tão perefito.
Otima resenha, adorei viu.Espero ter uma promoção e comprar os dois primeiros e como você falou esperar pelo terceiro.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Lygia Netto disse...

Oi Milly!
Então...como eu não ligo para spoilers, li a sua análise sem medo de ser feliz, rsrs. E gostei.

Estou com os dois livros aqui para serem lidos, mas confesso que estou atrasando a leitura propositalmente, porque acabei de pegar um livro longo, também da Arqueiro/Sextante (A passagem) e estou dando prioridade para histórias mais leves e rápidas, rs.

Mas como vc disse que é uma das suas leituras favoritas e é só elogios à série, vou repensar o assunto! XD

Beijocas!
Lygia - Brincando com Livros

Vivi Lemes disse...

tenho ouvido falar bastante sobre essa série, e ainda não vi muitas criticas. Acho q vale a pena dar um chance quando puder! Bjs

Dyana Colares disse...

Essa série tá na minha lista. Parece ser bastante interessante e com certeza parece ser uma leitura muito boa :)
Adorei sua resenha!

Beijos!
www.desejoliterario.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...